Desafios, superação e mentalidade empreendedora

AQUILO QUE NÃO TE CONTARAM

Me lembro da minha primeira competição de natação. Eu era apenas um menino de 7 anos de idade que tinha sido colocado lá para aprender a nadar e perder o medo do mar. Meu pai mergulhava em apneia e tinha o desejo de me levar junto, porém sempre que ele tentava me conduzir para uma área onde eu não dava pé, surgia um imenso pavor de me afogar e então, mesmo nos braços do meu pai, eu não conseguia vencer aquela situação desafiadora.

E você deve estar se perguntando: por quê?

Antes de falar o motivo, vamos voltar à minha primeira competição. Era apenas um circuito interno onde meus próprios colegas de piscina participariam e eu estava lá aguardando ansioso com os pés na base para pular e nadar o mais rápido possível no estilo crawl. Meus lábios estavam roxos e não era do frio, minhas mãos suavam e não era calor o que eu sentia, estava trêmulo e tão pouco era por conta da posição sobre o bloco de salto.

Do mesmo modo que eu temia me afogar em mar aberto, eu temia desapontar minha mãe, que sempre me ensinou que devemos nos dedicar ao máximo para alcançar os nossos objetivos, e para mim, naquele momento, não chegar em primeiro lugar era como atestar que eu não estava pronto para nadar ou que, por mais que eu tivesse me dedicado aos treinos, eu não era bom o suficiente.

Na vida de qualquer empreendedor, desafios se apresentarão a todo momento. Eu costumo dizer que empreender é trazer à realidade tudo que existe apenas em seus pensamentos, tornar palpável aquela ideia pulsante. Para isso, devemos estar prontos para encarar as competições, independente da forma que elas possam se moldar diante de você, lembre-se sempre que você é o seu maior adversário. Se existe alguém que deve ser superado em desempenho todos os dias, esse alguém é você mesmo.

Agora, o que não te contaram foi que para se superar, o foco deve estar no lugar mais alto do pódio. Uma competição só é saudável e ela só é leal quando a disputa acontece entre pessoas que estão niveladas na mesma categoria, ou seja, não se preocupe em competir com aqueles que são da segunda divisão. Ser da segunda divisão não é dispor de menos capital de investimento, porque posicionamento não está ligado a dinheiro, entretanto faz conexão direta com o modo de pensar e, consequentemente, de agir.

 

Ricardo Estuqui Nunes

Fundador da Nobile Marmo e da Plataforma de Cursos Online – Rochas na Arquitetura.

plugins premium WordPress